PALESTRANTES

Rodrigo Lambert
É bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2007), mestre em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e doutor em Estatística\Matemática pela Universidade de São Paulo e Université de Toulon-França (2015). Tem interesse nas áreas de Matemática e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Sistemas Dinâmicos.
Palestra - A ciência da incerteza
Em um ambiente científico, termos como “imprecisão” e “erro” não parecem ter muito espaço. E é justamente área de Probabilidade e Estatística uma das responsáveis por negar essa sentença, quando se propõe a usar rigor matemático para investigar tais quantidades. Desde a previsão de catástrofes até a tomada de decisões baseando-se em uma amostra (sem conhecer na totalidade a população), estatísticos trabalham no sentido de quantificar incertezas e modelar imprecisões. Em uma apresentação acessível a todos os alunos de graduação, discutiremos de maneira intuitiva conceitos e bases da Estatística como área de pesquisa. Uma especial atenção será dada à Analise Combinatória como ferramenta essencial na teoria de Probabilidade.

Arlindo José de Souza Junior
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989) , mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) . Atualmente é Professor Associado 1 da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Educação Matemática. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Informática Educativa, Saberes Docentes.
Palestra - Pesquisa em Educação Matemática: Desáfios e Perspectivas

Luis Renato Gonçalves Dias
Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Pardo (2006). Em 2009, conclui seu Mestrado em Matemática pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação- ICMC/USP sob a orientação da Professora Ana Claudia Nabarro com a dissertação: "Singularidades de famílias de matrizes simétricas". Concluiu seu Doutorado em Matemática em 2013 com duplo-diploma pelo ICMC/USP-Brasil e pela Université des Sciences et Technologies de Lille-França sob a orientação da Professora Maria Aparecida Soares Ruas (Brasil) e Professor Mihai Tibar (França) com a tese: "Regularity at infinity and global fibrations of real algebraic maps" . Ainda em 2013, realizou um estágio curto de Pós-Doutorado (3 meses) sob a supervisão do Professor Carlos Alberto Maquera Apaza. Desde 2013, é professor na Universidade Federal de Uberlândia. Atua na área de Matemática, com ênfase em Teoria das Singularidades.
Palestra - E se a soma dos ângulos internos de um triângulo não é 180°?
Neste bate papo pretendemos explicar como alguém pode resolver estudar Matemática e virar pesquisador. Discutir sobre um universo de possibilidades para Matemáticos. Apresentar através de um exemplo que há nova Matemática sendo criada na atualidade.

Luciana Aparecida Alves
Possui graduação em Bacharelado em Matemática Pura pela Universidade Estadual Paulista (2004), mestrado e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente, é docente da Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. Tem interesse nas áreas de Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica e de Lie, atuando principalmente em decomposições de Lyapunov e de Morse em fibrados.
Minicurso - Grupos de Matrizes Ortogonais
A grosso modo, um grupo de matrizes nada mais é do que um conjunto de matrizes invertíveis. Apesar desse conceito parecer simples e puramente algébrico, sabe-se da Álgebra Linear que matrizes invertíveis representam movimentos geométricos (transformações lineares) de espaços vetoriais. Com isso, não nos causa estranheza que grupos de matrizes são muito úteis em Geometria. Nesse minicurso, daremos uma caracterização (em espa- ̧ços de dimensão mais baixa) dos chamados grupos ortogonais, em especial os grupos de rotação e, além disso, exploraremos suas propriedades geométricas.

Rafael Figueiredo
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (2008), mestrado (2011) e doutorado (2016) em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (ICMC-USP). Área de trabalho em matemática aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação numérica de escoamentos viscoelásticos e escoamentos multifásicos ou com superfícies livres, métodos de diferenças finitas, métodos numéricos para equações diferencias ordinárias.